jusbrasil.com.br
17 de Setembro de 2019

Transparência Internacional publica o Índice de Percepção da Corrupção de 2018.

Paula Resende, Advogado
Publicado por Paula Resende
há 8 meses

Ontem (29/01/2019) foi publicado pela Transparência Internacional (https://www.transparency.org/) o Índice de Percepção da Corrupção de 2018.

O Índice de Percepção da Corrupção mensura os níveis de percepção de corrupção no setor público em 180 países e territórios. Com base em 13 pesquisas de avaliação feitas com empresários e especialistas, as pontuações do índice estão dispostas em uma escala de zero (altamente corrupto) a 100 (altamente íntegro).

Os resultados traçam um quadro triste e familiar: mais de dois terços dos países pontuam abaixo de 50, enquanto a pontuação média global é de apenas 43. Talvez a constatação mais perturbadora seja a de que a grande maioria dos países avaliados têm feito pouco ou nenhum progresso.

Os melhores colocados no ranking são Dinamarca e Nova Zelândia. Entre os piores colocados estão Síria e Somália.

O Brasil teve a pior pontuação dos últimos 7 anos, e caiu da 96a. posição para a 105a. no ranking. Os especialistas alertam que é um país que devemos estar de olho, pois o novo presidente prometeu lutar contra a corrupção.

O acesso completo ao relatório e a outras análises estão disponíveis em https://www.transparency.org/ e também em português no site da Transparência Internacional Brasil http://ipc2018.transparenciainternacional.org.br/.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)